Na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril, a lua cheia chamou mais atenção do que como de costume. Isso porque um eclipse total, que pôde ser visto em todos os lugares do Brasil, deixou a lua vermelha por 78 minutos. Graças à posição da lua, foi possível para os brasileiros terem uma visão completa do fenômeno.
O eclipse lunar total acontece quando a terra, a lua e o sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a lua na sombra da terra. Dia 15 de abril, quando a lua entrou na sombra completa da Terra, o planeta espalhou a luz vermelha do sol, o que resultou na cor avermelhada da lua e segundo Jair Barroso1, a constituição atmosférica da terra, como partículas vulcânicas, acentuou a cor avermelhada da lua.
De acordo com a NASA, o evento foi visível em toda a América do Sul e do Norte. O fenômeno também pôde ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico ocidental, e partes da Europa e da África. No Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central não foi possível ver o eclipse.
Aqui no Brasil, o eclipse total teve seu ápice das 0h01min às 0h51min (horário de Brasília). Às 3h17min, a lua terminou sua travessia pela sombra projetada pela terra, voltando a brilhar com toda intensidade e marcando o fim do evento celeste.
O evento pôde ser observado em todo o território nacional, embora em algumas regiões as nuvens tenham atrapalhado um pouco, como no Rio de Janeiro, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante, é necessário saber diferenciar um eclipse solar de um lunar. Um eclipse solar ocorre quando a lua se interpõe entre a terra e o sol, já um eclipse lunar ocorre quando a terra se interpõe entre a lua e o sol.
Vale lembrar que o próximo eclipse lunar ocorrerá dia 8 de outubro deste ano, embora ele vá ser visível apenas na America do Norte, Pacífico, Austrália e leste da Ásia.
Figura 1: Fases de um eclipse lunar.
Referências
1Jair Barroso, astrônomo e pesquisador do Observatório Nacional.
EBC. Lua Sangrenta: eclipse do dia 15 de abril deixará a lua vermelha. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/04/eclipse-total-de-15-de-abril-deixara-lua-vermelha> Acesso em: 13 abr. 2014.
VEJA. 14 espetáculos astronômicos que você não pode perder. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/14-espetaculos-astronomicos-que-voce-nao-pode-perder> Acessoem: 13 abr. 2014.
G1. Eclipse lunar foi observado de diversos pontos do pais. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL307886-5603,00-ECLIPSE+LUNAR+FOI+OBSERVADO+DE+DIVERSOS+PONTOS+DO+PAIS+VEJA+FOTOS.html> Acesso em: 15 abr. 2014.